uma nova reforma agrária?

Apesar deste ser um blog a dois, esta é a primeira vez que me atrevo a escrever. Não que tenha qualquer espécie de preconceito em relação à coisa mas, por pura e simples preguiça….
Mas, desta vez consegui vencê-la… Ontem, liguei por uns instantes a TV na Sic Notícias e deparei-me com uma notícia fantástica – uma nova reforma agrária no alentejo mas desta vez sem as ocupações e expropriações dos idos de 70 e com o mesmo entusiasmo de muitos… os espanhóis.
Pois é, são os espanhóis quem está a comprar grandes extensões de terra no alentejo para a agricultura, utilizando para isso os subsídios da União Europeia. Aqueles mesmos subsídios que tantas vezes ouvimos os nossos agricultores, os tugas, a reclamar que não chegam ou que são uma miséria. Parece afinal que há quem os aproveite.
Aquilo que mais me deixou perplexa foi um jovem agricultor espanhol a explicar que tem de recorrer a mão de obra espanhola ou de leste, porque os portugueses da região não querem trabalhar na agricultura.
Por outro lado, a população mais velha e os mais pequeninos (ambos os grupos que não trabalham) dão-se por satisfeitos por haver quem se interesse pela região.
Não sei se chore se ria!!!!!! Não que tenha algo contra os espanhóis… haja quem perceba que aquelas terras não têm de estar condenadas à improdutividade. O que me choca mesmo é que não existam alminhas portuguesas a perceber isso. Incluindo os donos das grandes herdades!!!!!!
E assim vai Portugal… Uns vão bem outros vão mal!!!!!!
E Viva a Reforma Agrária!!!!!!