Universidades autistas?!?

como é possível que apesar de toda a evolução tecnológica das redes de comunicação e suas ferramentas, a Universidade em Portugal continue de costas voltadas para o seu uso e banalização!?!!

em minha opinião o problema parte da NÃO PARTILHA entre diferentes colegas Professores e Escolas, é extraordinário como as sinergias patrocinadas pelo Estado não acontecem… e pensar que os estudantes que estão hoje a tirar os seus cursos vão infelizmente também eles próprios sair e perpetuar esta deformação…

é horrível. e era da máxima importância mudar o rumo das coisas.

como contra exemplo potencial temos esta estória no Última Hora do Público:

No Última Hora do Público, Tecnologia   18-03-2004 – 22h24

Desenvolvimento de actividades de cooperação científica e pedagógica Universidades do Minho e de Vigo unem-se em banda larga
Lusa

A Universidade do Minho apresentou hoje em Braga o Torga.net, um projecto de cooperação transfronteiriço entre o Norte de Portugal e a Galiza para o estabelecimento de uma rede de comunicações de banda larga.

A infra-estrutura — que interliga as universidades do Minho e de Vigo e ainda dois centros tecnológicos — torna possível o desenvolvimento de actividades de cooperação científica e pedagógica entre as universidades, tais como cursos de formação ou de pós-graduação, sem que se coloque o problema da localização.

Tanto os alunos como os professores poderão permanecer nas suas instituições independentemente do local onde os cursos são ministrados ou assistidos.

Segundo a Universidade do Minho, o Torga.net é um projecto de rede de comunicações de banda larga que liga os “campi” das duas universidades e dois centros tecnológicos relacionados com elas — o CESGA (Centro de Supercomputación de Galicia, Espanha) e o CCG (Centro de Computação Gráfica, de Guimarães).

Utilizando a rede Torga.net, uma infra-estrutura de comunicações com um custo operativo reduzido, serão instalados centros de acesso baseados em tecnologias de “access grid” que incluem equipamento para transmissão áudio e vídeo com elevada qualidade.

Segundo a instituição de Braga, a estrutura permite ainda uma ligação com capacidade não inferior a 34 mbps (o suficiente para cerca de três transmissões áudio e vídeo, interactivas e de boa qualidade) entre Braga e Vigo, sendo todas as outras interligações (nomeadamente Braga-Guimarães, Vigo-Orense, Vigo-Pontevedra e Vigo-Santiago) realizadas a velocidades nunca inferiores a 155 mbps.

O projecto é co-financiado pelo Feder (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) da União Europeia, no âmbito do programa INTERREG-IIIA Portugal-Espanha, e conta uma dotação global de cerca de três milhões de euros, até Março de 2006.

A designação do projecto surge em homenagem ao médico e escritor Miguel Torga (pseudónimo de Adolfo Rocha, 1907-1995), sendo Torga-net ainda um acrónimo para Trans Portugal Galicia Network.