VoIP em Economia do Público

Gosto muito quando o VoIP (voz sobre IP) é falado no suplemento Economia do Público. Apesar do artigo simples, acaba sendo elucidativo, é bom que os jornais se interessem sobre este tema, que no resto da Europa já começa a funcionar comercialmente.

http://jornal.publico.pt/2004/06/07/sotexto/SupEconomia/TEEMP02.html
Ligações telefónicas através da Internet ganham adeptos nos EUA
O Napster dos Telefones
Segunda-feira, 07 de Junho de 2004

Uma firma americana que oferece serviços telefónicos pela Internet já tem 155 mil assinantes. O telefone por VoIP permite usar a banda larga para fazer chamadas a custo zero e poderá revolucionar por completo o mundo das telecomunicações

Pedro Ribeiro, Nova Iorque

Cada vez mais pessoas nos EUA estão a fazer telefonemas através da Internet. A firma Vonage, que oferece serviços telefónicos por VoIP (“Voice over Internet Protocol”), anunciou este mês ter atingido os 155 mil assinantes.

Através do VoIP, é possível usar ligações de Internet de banda larga para fazer chamadas telefónicas. A principal vantagem: todas as chamadas são locais, e os custos para o utilizador são muito reduzidos. A tecnologia tem a potencialidade de ser o “Napster dos telefones”: um processo que torna o acto de telefonar tendencialmente gratuito.

A possibilidade de uma revolução no negócio dos telefones já levou a indústria de telecomunicações americana a reagir – grandes empresas como a Verizon ou a AT & T preparam os seus próprios serviços de VoIP.

O mundo das telecomunicações mudou muito na última década, mas os telefones continuam a funcionar mais ou menos da mesma maneira: o som é convertido em sinais electrónicos transportados através de um circuito dedicado, a linha telefónica.

Através do VoIP, o som é transformado em dados digitais, transportado através de redes de Internet tal como o e-mail ou a World Wide Web. É preciso ter uma ligação de banda larga – mas nos EUA já há 22 milhões de lares com “broadband”, e em alguns países a margem de penetração da Net de banda larga ainda é maior. Em Portugal, havia 500 mil clientes de banda larga registados no final do ano passado, notando-se uma forte tendência de crescimento.

Através do VoIP, deixa de haver chamadas interurbanas. Nos EUA, as chamadas locais já são gratuitas na maior parte dos serviços de rede fixa; os telefonemas caros são os de longa distância. Com VoIP, é irrelevante a localização dos interlocutores; uma chamada de Nova Iorque para Los Angeles tem o mesmo custo que uma chamada de um lado da rua para o outro.

Como qualquer tecnologia incipiente, o VoIP tem problemas. A qualidade do som ainda não é perfeita. As chamadas dependem da estabilidade da ligação à Internet. Pode não ser possível fazer chamadas para os serviços de emergência, e em caso de “blackout” da rede de electricidade o VoIP não funciona. E a Internet é vulnerável a ataques de “hackers”.

Mas firmas como a Vonage têm a expectativa de que o serviço melhore à medida que a tecnologia atinja a sua maturidade. E há claramente interesse no VoIP – a Vonage atingiu rapidamente 155 mil assinantes, e baixou o preço mensal do seu serviço para 30 dólares (26 euros), um custo muito competitivo na maioria dos mercados americanos.

Se não os podes vencer…

Um dos problemas básicos do VoIP – a necessidade de estar junto a uma ligação à Internet de banda larga – já está a ser resolvido. A Motorola, um dos líderes no mercado de telemóveis, vai introduzir um novo aparelho capaz de captar sinais de VoIP através de redes Wi-Fi (sem fios). Ou seja, em locais com cobertura Wi-Fi será possível utilizar telemóveis com VoIP.

A Vonage anunciou o seu novo plano de preços com uma forte campanha publicitária. Ao mesmo tempo, esta pequena firma aumentou os seus canais de distribuição através de um contrato com a rede de lojas de electrónica Radio Shack, que vai vender o serviço de Vonage em quatro mil estabelecimentos nos EUA.

Por enquanto, a Vonage é o principal serviço de VoIP nos EUA. As grandes empresas telefónicas americanas podiam ter reagido à Vonage da mesma forma que a indústria discográfica reagiu ao Napster, pressionando-o com processos judiciais – mas, em vez disso, o sector parece estar a seguir a estratégia do “se não os consegues vencer, junta-te a eles”.

A AT & T já tem um serviço de VoIP; a Verizon lança o seu em Junho. “À medida que os consumidores vão percebendo como é fácil fazer chamadas através da uma ligação à Internet de banda larga – basicamente é preciso apenas um adaptador para um telefone normal – as taxas de adesão vão subir significativamente”, disse o analista do sector Jon Arnold ao “site” NewsFactor.

A analogia com o Napster pode ainda ir mais longe. Os dois programadores que inventaram o Kazaa (uma rede de “download” de ficheiros pela Internet, muito popular depois do encerramento do Napster) têm o seu projecto de VoIP. O serviço dos criadores do Kazaa chama-se Skype, e está localizado no Luxemburgo. O Skype ainda está em fase de testes, mas já tem 5,5 milhões de utilizadores.