Brasil com TV digital e Net incluída!

É interessante saber que o governo Brasileiro deseja implementar a televisão digital terrestre com Internet incluída. bem visto.

artigo no Último Hora do Público em Tecnologia – 20-08-2004
http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1201695&idCanal=81


Tecnologia   20-08-2004 – 18h35
Lusa

Anuncio do Ministério das Comunicações

Governo brasileiro determina que novo sistema de televisão digital seja gratuito

O novo sistema de televisão digital a ser adoptado no Brasil deve ser gratuito e acessível à população brasileira que tem aparelhos analógicos, anunciou hoje o Ministério das Comunicações.

Actualmente existem no Brasil 54 milhões de aparelhos de televisão analógica, que cobrem mais de 90 por cento dos lares, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Governo brasileiro determinou que o novo modelo de televisão digital deverá ter capacidade para fazer ligação à Internet, com o objectivo de aumentar a utilização da sociedade da informação.

A transmissão televisiva em formato digital permite uma melhor qualidade de imagem e som, acesso à Internet, interactividade com outras plataformas tecnológicas e uma oferta alargada de serviços.

Segundo dados do Ministério das Comunicações, menos de oito por cento das pessoas que vivem nas cidades brasileiras têm acesso à Internet, enquanto na região rural o peso é de 0,02 por cento.

O Brasil desistiu de desenvolver um modelo próprio de televisão digital e vai escolher um dos três sistemas recomendados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Os sistemas de transmissão terrestre de televisão digital são o ATSC (Advanced Television Systems Committe), desenvolvido nos Estados Unidos, o DVB-T (Digital Video Broadcasting-Terrestrial), da Europa e o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting- Terrestrial), do Japão.

A Inglaterra foi o primeiro país do mundo a lançar serviços de DVB-T, em Novembro de 1998. Além da Europa, o sistema foi adoptado também pela Austrália, Singapura e Tailândia. O Canadá e a Coreia do Sul optaram pelo modelo norte-americano. Já o ISDB-T está restrito ao Japão.